sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dois meses depois



Passar vinte e quatro horas por dia com seu bebê te faz esquecer como era a vida sem ele. Hoje meu filho completa dois meses de vida e a sensação é de que já estou com ele há um ano! A relação é muito intensa e, o que antes era mais trabalho do que prazer, começa a ser mais prazer do que trabalho.

Cada criança tem seu tempo e as reações, as evoluções, variam em cada bebê, mas com dois meses certamente o seu filhote já a acompanha com os olhos e reconhece algumas pessoas (você e o papai, principalmente). Essa é talvez a melhor parte da história. Mas, na real, vamos conversar também sobre o que começa a cansar e como podemos aliviar as dores, que são inevitáveis.

Citando a parte ruim do saldo de dois meses, está a dor na coluna e nos braços. Por mais que você tenha com quem dividir o braço - e lembre-se de não querer ser a super mãe a absorver tudo sozinha, é preciso deixar seu filho no colo de outras pessoas, de vez em quando - a verdade é que na maior parte do tempo é com a mamãe que ele fica. E isso resulta numa batia dor nas costas e nos braços, até mesmo para quem já tinha um bom preparo físico. Vale a pena fazer alguns exercícios em casa, alongando a cabeça e as coisas para aliviar. 

Com dois meses, o bebê ainda não tomou todas as principais vacinas, então você continua enclausurada dentro de casa sem pode fazer muitos passeios com o seu pequeno. Sua rotina ainda depende da dele e você ainda se sente meio que de sobreaviso. Mas você pelo menos já o conhece melhor, sabe o quanto dorme na madrugada e pode se planejar para levar uns amigos em casa no fim de semana em seu melhor horário.

Mas, como eu havia dito, agora é mais prazer do que trabalho. Começa a interação entre mãe e filho e, se brincar, ele já experimenta dar um sorriso de vez em quando. Sim, agora você começa a ter certeza de que tudo está valendo a pena. E que todo o esforço que faz por ele, ele merece. Ainda é cansativo, mas se você está com um recém-nascido em casa, tenha paciência porque a cada dia só faz melhorar. E quando alguma mãe olhar você com seu bebezinho e disser "Aproveite porque essa é a melhor fase", é mentira. Ela esqueceu o que é cuidar de um recém-nascido. A melhor fase é quando ele olha para você e sorri. E daí por diante.

Um comentário: